Este projeto responde à necessidade da renovação urgente do edifício de purificação de água da empresa técnica de instalações Kaiserslautern (TWK), que encarou a oportunidade para mostrar publicamente as qualidades da empresa, seu profissionalismo, inovação e esforço para alcançar a sustentabilidade.
O bosque próximo oferece aos moradores locais e visitantes a possibilidade de realizar atividades exteriores e caminhadas. Além da atração principal – o bosque em si-, há outras atrações turísticas como a Casa da Biosfera em Fichbach e a Casa de Sustentabilidade em Trippstadt, promovendo a conscientização para o meio ambiente e os recursos naturais. O novo edifício, batizado como a “Casa da Água”, é um espaço para a difusão de informações sobre captação, purificação e distribuição de água, com salas de exposições, workshops e eventos.
O edifício existente foi ampliado através de um espaço de acesso e uma grande marquise. A silhueta do novo edifício se mantém baixa com o fim de manter os pontos de vista para a vegetação e no final da estrada de acesso, a marquise oferece proteção útil contra vento e chuva.
Um muro de concreto aparente marca a entrada e uma estrutura de aço totalmente revestida de alumínio dobrado é disposta à frente do edifício existente. Este muro confere uma impressão cerrada e de segurança, vista do exterior e parece transparente, vista do interior.
Apenas perto da entrada, o edifício preexistente é ainda visível. Esta parede é pintada de verde e torna-se uma extensão da encosta adjacente. As perfurações tornam-se mais visíveis durante a noite desde o exterior e o edifício ilumina o entorno.
O fluxo de movimento se faz possível através de perfurações estruturais horizontais e verticais. As áreas técnicas atuais da planta baixa também são conectadas ao espaço público através de uma membrana de aço, de grandes dimensões. Móveis exclusivos e plataformas oferecem diferentes tipos de uso, podendo ser usados como bancos ou como espaços de exposição.